quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Balada Sustentavel

Um conceito bastante criativo em termos ambientais vem da Holanda. O Sustainable Dance Club (Discoteca Sustentável), em Roterdã, é um projeto que tem por objetivo transformar a diversão numa inteligente maneira de educar e contribuir com o meio ambiente.
A principal novidade vem da pista de dança, que será capaz de gerar energia elétrica a partir dos movimentos das pessoas. A energia mecânica gerada pela dança será transformada em eletricidade através de um gerador.
A idéia ainda inclui abastecimento dos banheiros com água da chuva, paredes que mudam de cor numa reação ao calor e turbinas de vento para arejar o terraço.
E no bar, cerveja orgânica. A danceteria sustentável é um conceito de duas organizações: Enviu - Innovators in sustainability e a empresa de arquitetura Döll.



Fonte: BlogTV - Greenpeace

Banheiros

Se o banheiro for pequeno:


-Coloque um espelho grande no lavatório para ampliar o espaço, acredite, o espaço parecerá bem maior.


-Opte por revestimentos claros, louças claras e pequenas, para aproveitar melhor o espaço.


-Coloque papel de parede ou outro revestimento em apenas em uma parede.


- Não utilize faixas, e utilize azulejos assentados na horizontal pois aumentam o espaço.


Se o banheiro for grande:

- coloque uma banheira com alguma área para sentar ao lado, ou então chuveiros duplos para garantir o bem estar.


- Pode ousar nas cores.


-Escolha cerâmicas grandes.


-Cubas duplas são ótimas para esse espaço
 
http://www.alluxmobile.com.br/

- Água: O projeto de um edifício sustentável deve prever a redução no consumo de água e uma gestão inteligente deste recurso, através de tecnologias de reutilização da água (a água utilizada retorna ao edifício, normalmente para ser utilizada nas bacias sanitárias e irrigação de jardins), utilização da águas pluviais e equipamentos de redução de consumo tais como torneiras e chuveiros com temporizadores ou sensores, válvulas de descarga dual-flush e redutores de vazão.



O que é Arquitetura Sustentável?


Sustentabilidade é, hoje, o ponto chave no conceito de desenvolvimento. O desenvolvimento sustentável assegura que sejam supridas as necessidades presentes, sem porém comprometer a possibilidade de futuras gerações satisfazerem as necessidades de seu tempo. A prática da arquitetura segundo esses princípios é denominada Arquitetura Sustentável. Este termo está intimamente ligado a dois conceitos: energia e meio ambiente; e apóia-se sobre três pilares: deve ser socialmente justo, economicamente viável e preservar o meio-ambiente. Na arquitetura sustentável destacam-se: a eficiência energética do edifício, a correta especificação dos materiais, a proteção da paisagem natural e o planejamento territorial, e o reaproveitamento de edifícios existentes.



Cores na decoração

Cores:
  • Branco - é a presença de todas as cores. Teoricamente, reflete todos os raios luminosos que incidem sobre uma superfície branca. Traz claridade e leveza para um ambiente. Entretanto, um ambiente totalmente branco pode se tornar monótono e hostil, levando à dispersão.
  • Preto - como é conhecida a ausência de cor e é o que menos reflete luz. O ideal é que ele seja utilizado moderadamente como recurso para realçar outras cores, em detalhes, do que em grandes áreas. Pois este expressa agressividade.
  • Azul - Serenidade, paciência, amabilidade são favorecidos por esta cor, tranqüilizando os ânimos, entretanto deve-se ter cuidado com esta cor nos tons mais escuros e com ambientes monocromáticos, que levam à introspecção - situação não recomendável para pessoas depressivas.
  • Verde - representa a esperança e a abundância. É a cor do equilíbrio, estimulando o silêncio e pode ajudar a amenizar o stress.
  • Vermelho - está associado às emoções, despertando a sexualidade e, eventualmente, desperta a agressividade. Nos ambientes, deve ser usado nos detalhes, como flores, pois o excesso torna-se irritante. Uma simples contemplação de uma superfície vermelha pode acelerar o nosso pulso.
  • Violeta - ligada à intuição e a espiritualidade, por isso indicado para locais de meditação. Os seus tons claros acalmam e aconchegam, contudo em tons fortes, pode agravar o estado depressivo.
  • Amarelo - ligado à criatividade, alegre e divertido. Ativa o raciocínio e a comunicação, sendo ideal para usar em escritórios, cantos de estudo e no estar, pois deixa as pessoas mais relaxadas e extrovertidas.
  • Laranja - atua sobre o sistema digestivo, abrindo o apetite - ideal para sala de refeição. É muito aconchegante, estimula o otimismo e a generosidade.